Destaques

Medidas de Apoio Social Extraordinárias

par Secretário Geral,

Caros Estudantes

Esperamos que todos se encontrem bem.

Perante o potencial efeito da pandemia do Covid-19 na economia das famílias e estando nós a 4 meses do final do ano letivo, o ISPA decidiu, de forma proactiva, implementar um conjunto de medidas extraordinárias e excecionais de apoio social, com o objetivo de apoiar os estudantes a prosseguir os estudos com tranquilidade, dedicação e empenho.

Entre estas medidas destacam-se:

- A criação de uma nova categoria de Bolsas Solidárias do ISPA;

- A criação de planos especiais de pagamento da parte remanescente da propina anual do corrente ano letivo, para os estudantes que apresentem motivos atendíveis e comprovados.

Para financiar estas medidas o ISPA irá reforçar em 100.000 euros o orçamento da sua Ação Social do corrente ano, concretizando assim um forte e solidário compromisso com a comunidade académica.

Durante a próxima semana será divulgado o regulamento destas bolsas.

Para mais informações e esclarecimentos contacte a Unidade de Ação Social do ISPA (uas@ispa.pt)

Com os melhores cumprimentos

 

José João Amoreira

Presidente do Conselho de Administração do ISPA, CRL

 

 

            Rui Oliveira

            Reitor, ISPA - Instituto Universitário

 

Início das atividades letivas em modo virtual | 23.03.2020

par Secretário Geral,

Caros Estudantes,

Esperamos que estejam todos bem e com vontade de vencer este novo desafio.

A situação que estamos a enfrentar exige de todos nós uma grande determinação e perseverança para que possamos sair dela mais enriquecidos e atingir os objetivos de aprendizagem propostos. Exigirá, igualmente, um comprometimento sério de toda a comunidade ispiana.

Da parte do corpo docente, poderão contar com todo o empenho em contribuir para a efetivação das vossas aprendizagens. Esperamos, da vossa parte, um compromisso sério com as tarefas de aprendizagem, de modo a poderem alcançar os objetivos que estabeleceram.

O ensino à distância tem desafios e condicionantes diferentes do ensino presencial. De modo a potencializar a vossa aprendizagem, o ISPA disponibiliza uma nova versão da ferramenta Moodle (transformada no ISPA em e-campus) a qual foi também objeto de uma mudança gráfica. Para o funcionamento das aulas, os professores terão à disposição duas ferramentas que utilizarão consoante os objetivos das aulas e a sua preferência: a plataforma ZOOM e a plataforma BigBlueButton (BBB).

Os manuais introdutórios de cada uma destas ferramentas estão disponíveis em http://intranet.ispa.pt/sites/default/files/anexos/e-campusispa_bigbluebutton_manual_utilizacao_estudante_pt.pdf (BBB) e http://intranet.ispa.pt/sites/default/files/anexos/manual_zoom_estudantes.pdf (ZOOM).

Informamos ainda que, em caso de dúvida ou esclarecimentos adicionais sobre o funcionamento em regime de ensino à distância, poderão contactar-nos através do endereço de correio eletrónico  estudoemcasa@ispa.pt. Para além desta linha de apoio não se esqueçam dos tutores e docentes que estarão sempre disponíveis para vos apoiar. Poderão ainda consultar, no ISPADigital, as FAQs e a secção “Agenda e Informação Académica”, onde estão disponíveis mais informações.

Relembramos ainda que todos os serviços do ISPA continuam a estar disponíveis pelos canais digitais e telefónico, bem como todos os recursos e bases de dados do Centro de Documentação.

Desejamos a todos um semestre cheio de experiências enriquecedoras e acreditamos que juntos conseguiremos ultrapassar este obstáculo.

 

Com os melhores cumprimentos

Catarina Rodrigues

Secretária-Geral

Esclarecimentos sobre a retoma da atividade letiva presencial

par Conselho Pedagogico,

Caros estudantes

  1. As aulas presenciais encontram-se suspensas até ao dia 24 de Março, inclusive.
  2. Até ao dia 24 de Março o Conselho de Administração do ISPA fará uma avaliação das condições de retoma da atividade letiva presencial em função da conjuntura verificada no momento.
  3. Para minimizar o impacto desta decisão no cumprimento das atividades letivas previstas no calendário escolar, o Conselho Pedagógico decidiu antecipar a semana de interrupção letiva para a semana de 16 a 20 de março. Nesta semana não haverá aulas para os cursos de 1º Ciclo (incluindo 1.º, 2.º e 3.º ano MIP), 1º ano dos 2º Ciclos e para o 4º ano MIP.
  4. As aulas de seminário de estágio e dissertação do  5º ano do MIP e 2º ano dos 2º Ciclos, terão inicio já no próximo dia 17 de março, a partir das 18:30 (em formato de ensino à distância)
  5. A partir de dia 23 de março serão retomadas todas as aulas, em formato ensino à distância que irá manter-se enquanto vigorara suspensão da atividade letiva presencial.

Em breve, os alunos irão receber informações complementares sobre a forma e metodologia de substituição do ensino presencial pelo ensino à distância.

A Presidente do Conselho Pedagógico

Prof.ª Doutora Maria João Morais Gouveia

Abertura das Avaliações aos Métodos de Avaliação das UC's

par Conselho Pedagogico,

Cara(o) estudante

Tendo terminado o período regular de avaliações do 1º semestre, decorrerão durante a próxima semana, de 17 a 21 de Fevereiro de 2020, as avaliações pedagógicas aos métodos de avaliação em vigor nas diferentes Unidades Curriculares do 1º semestre.

O Conselho Pedagógico agradece a sua participação através do preenchimento online dos inquéritos de avaliação de cada Unidade Curricular que frequentou no 1º semestre.

A participação de todos os estudantes é imprescindível para melhorarmos os processos de ensino-aprendizagem em curso.

Relembramos que os questionários são totalmente anónimos.

O link de acesso direto é o seguinte:

http://ecampus.ispa.pt/moodle/user/aval.php?page=uc

 

Com os melhores cumprimentos,

A Presidente do Conselho Pedagógico

Prof.ª Doutora Maria João Morais Gouveia

Sujets antérieurs...